segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sorteio da Caneca do Spike!


A página do Spike no Facebook vai atingir 500 "curtir" e quem ganha o presente é você!
Curta a página do Spike Ensina (www.facebook.com/spikeensina) e compartilhe a foto da caneca que você já estará concorrendo! O sorteio será feito pelo próprio Spike!
O ganhador ou ganhadora será conhecido semana que vem.
Spike manda boa sorte e lambidas!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Última parada: Noronha!


Após muito esperar e poucos políticos ver (talvez porque estivesse brincando de bolinha nos gramados da Esplanada dos Ministérios), Spike resolveu buscar novos ares e viajamos para nosso último destino (aaaaahhhh): Fernando de Noronha.
"O azul do mar daqui é mais intenso e o sobrevoo na ilha foi fantástico! Mamãe disse que vai deixar eu nadar com os golfinhos. Eba!" disse Spike.

domingo, 11 de novembro de 2012

Spike vai à Capital Federal

 
Após um delicioso final de semana baiano, Spike chegou ao nosso penúltimo destino: a capital federal, Brasília. Aqui, vai ver o famoso museu a céu aberto de Niemeyer. Como estará por aqui amanhã (segunda-feira) pela manhã, vai aproveitar para ver se os deputados e senadores irão trabalhar.
"Acabamos de chegar, mas já gostei muito das praças arborizadas e dos grandes monumentos que tem por aqui. Só achei as coisas um pouco longe, mas é bom pois tem mais espaço para eu correr!" disse Spike.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bahia de todos os Santos!


Depois de muito paquerar no Rio, Spike foi descobrir o que que a cachorrinha baiana tem! 
Spike foi ao Pelourinho e tentou fazer um visual rastafari, mas sua pelagem curta não permitiu. Depois, foi da cidade alta para a cidade baixa pelo Elevador Lacerda. Segredo nosso: ele morreu de medo de andar no elevador.
"Gostei muito de Salvador, pena que não pude experimentar o acarajé. Mamãe disse que não é comida para cachorro. Fui ao Farol da Barra e muitos outros lugares legais, mas o melhor mesmo foi o ensaio do Olodum! Até que lati afinado." disse Spike.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Rio de Janeiro continua lindo!


Após brincar muito em Curitiba, Spike foi conhecer as belas praias cariocas. Ele, que nunca tinha visto o mar, ficou louco com tanta água! Entrava no mar, e rolava na areia, depois entrava no mar de novo e rolava na areia para secar. Saiu parecendo um croquete.
"Conheci o Cristo e andei no Bondinho do Pão de Açúcar, mas o melhor lugar do Rio é a praia. Gostei muito de Copacabana e do calçadão. Fiz muitas amizades por lá. Que a Belinha não ouça, mas as cadelinhas cariocas são uma graça!" disse Spike.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Próximo destino: Curitiba


Depois de quase se jogar nas águas das Cataratas do Iguaçu, Spike continua sua viagem. Desta vez, parou em Curitiba. O nosso cãozinho amou os jardins e parques da cidade. 
"O Jardim Botânico foi o lugar que mais gostei! Depois de correr muito pelos jardins floridos, deitei naquele laguinho em frente à estufa para me refrescar. Pena que a Belinha não veio para correr e brincar comigo" disse Spike.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Próxima parada: Cataratas do Iguaçu


Sem muito tempo para comer os chocolates de Gramado, Spike já foi para Foz do Iguaçu, onde conheceu as cataratas.
"Adorei tanta água. Pedi para mamãe uma cachoeira daquelas na minha piscina. Bem que tentei aproveitar aquela imensidão de água para nadar, mas ninguém gritou 'PULA SPIKE'!" disse Spike.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Primeira parada: Gramado!


Spike se cansou do calor interiorano e foi curtir a primavera em Gramado. Chegou lá achando que ia usar seu modelito de inverno, mas a temperatura estava agradável e deixou tudo na mala. 
Disse que queria ficar mais tempo lá para aproveitar a beleza e boa comida.
Qual será o próximo destino do nosso Spike?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Spike de férias!

A partir dessa semana, vamos acompanhar as férias do Spike!

Como todos sabem, o Spike é um cachorrinho muito brincalhão, que precisa de muita atividade. Por isso, ele pediu para tirar férias e poder conhecer novos lugares.
Para onde será que o Spike irá? Quais novidades ele trará?
Uma pista do primeiro destino dele é a foto acima.
Acompanhe o Spike em mais uma aventura!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lição n. 14 - O porquê do mau hálito

 Belinha: "Deixa ver, Spike... Não, você não tá com bafo não..."
Quem nunca reclamou do "bafinho" do seu pet? Mas você sabe o que causa o mau hálito e como fazer para diminuir este incômodo?
Spike Ensina tudo que você precisa saber sobre a halitose!
Tanto nós quanto os cães e gatos, possuimos em nossa boca quantidade importante de bactérias, que fazem parte da microbiota oral. Nós comemos diversos tipos de alimentos, colocamos a mão (ou as patas) na boca, e tudo isso contém bactérias que entrarão em contato com nossos tecidos orais. Até aí, natural! Mas, quando não há higienização adequada da boca (escovação dental, uso de fio dental e colutórios), as bactérias vão se organizando sobre os dentes e língua, por exemplo, e nutrindo-se de nossos restos alimentares, que são fermentados e dão origem a compostos sulfurosos, responsáveis pelo mau hálito.
Para combater o mau hálito, é fundamental que seja mantida a higiene oral, principalmente por meio da escovação dental diária! Naqueles casos em que o animal já apresente cálculo dentário (tártaro) sobre os dentes, é importante que seja feito o tratamento profissional com o médico veterinário para que a escovação seja instituída após o procedimento odontológico. Existem alguns produtos no mercado que podem auxiliar no combate à halitose, mas sempre consulte o médico veterinário para que ele possa informá-lo sobre a melhor indicação para seu animal. Vale lembrar que existem outras causas de halitose, que também precisam ser investigadas, como problemas estomacais, diabetes e alterações renais, por exemplo.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para diminuir o mau hálito do seu pet, não adianta reclamar do coitadinho! Comece a escovar seus dentes todos os dias!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Spike Ensina: Novidade! Chegou a Caneca do Spike

 
Para todos os fãs e seguidores do Spike, chega, hoje, a caneca do Spike para você levar para casa. 1 caneca R$ 18,00 e duas por R$ 30,00. Mande um e-mail para nós pelo spikeensina@gmail.com e faça já seu pedido.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lição n.13 - Os 5 sentidos do Spike


Hein? Quem tá aí? Não tô vendo nada...

Spike Ensina sobre os cinco sentidos do cão. Você já sabe que o olfato dos cachorros é muito melhor que o nosso, certo?! E que o paladar, pelo contrário, não é assim tão aguçado?
Isso tem uma explicação na realidade bem simples: os sentidos mais necessários para a sobrevivência do animal no ambiente natural ou "selvagem" serão os mais bem desenvolvidos. 
O olfato facilita, por exemplo, achar o alimento ou encontrar uma possível caça, prever a chegada de um predador ou perceber quando a fêmea está no cio. Este sentido se torna mais que necessário e por isso é tão aguçado nos cães.
Na natureza, o cão não precisa sentir com precisão onde pisa ou o que toca, precisa apenas saber em que tipo de piso está andando, por isso, o tato não é um sentido tão aprimorado nesta espécie.
Muitas pessoas ainda crêem que os cães enxergam em preto e branco, mas isso não é verdade. Eles enxergam em cores, mas não com a mesma nitidez e com tantas matizes de cores como nós. Isso significa que eles não diferenciam algumas cores, porque isso não é importante para a natureza deles. Por outro lado, eles enxergam muito mais tonalidades de cinza do que podemos imaginar, pois seus ancestrais caçavam no escuro! A visão deles à distância é impressionante, conseguindo distinguir objetos em movimento com uma precisão incrível, mas podem não enxergar tão bem um objeto estático colocado próximo a eles.
Não precisa ser muito observador para perceber que o cão escuta MUITO melhor que nós, humanos. Não é pelo simples fato deles ouvirem o som ampliado (mais alto), mas por ouvirem sons que não podemos escutar. Existe uma faixa de frequências sonoras que nossos ouvidos são capazes de notar, que é diferente da dos cães e de outros animais. Confira no quadro abaixo:

Fonte: http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/index_aaudicao.htm

Agora você entende porque não conseguimos ouvir os apitos para cães! Eles emitem sons fora da nossa gama audível, mas dentro da dos cães. Vocês viram a gama de frequências do morcego?! Incrível, não é?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Trabalho e diversão ontem no Clube de Cãompo



Nossa, pessoal! Ontem consegui esgotar a minha energia...
Escovei meus dentes para todo mundo ver, nadei na piscina pra refrescar do calor, ensinei obediência e fiz agility (desculpa, Tio Alexandre! No final do dia já não tava aguentando mais - peguei o petisco e desisti da pista... hehehe).
Tudo isso em um só dia especial para nós, cães, no Clube de Cãompo!
Não vejo a hora de rever meus amigos!!! E espero você lá da próxima vez!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lição n.12 - Vacinação

Relaxa, Belinha! É só uma picadinha...

Spike Ensina que prevenir é sempre a melhor solução! Por isso, não deixe de vacinar seu pet!
E vacinação de cachorro e gato não é só contra a raiva!!! Existem outras vacinas muito importantes, que devem ser feitas regularmente, para evitar que seu animalzinho adoeça.
É fundamental que o filhote seja avaliado pelo médico veterinário antes de iniciar a vacinação, pois apenas animais saudáveis podem ser vacinados, e apenas o veterinário poderá atestar isso.
A vacina chamada V8 ou V10 protege o cão contra uma série de doenças, como a parvovirose e a cinomose, doenças que podem levar à morte, especialmente em filhotes. Geralmente, o esquema de imunização do filhote sadio consiste em 3 ou 4 doses desta vacina, a partir dos 45-60 dias de idade, e reforços anuais. Esta vacina também atua contra leptospirose, e em regiões endêmicas da doença ou animais que possam ter contato frequente com ratos, recomenda-se o reforço semestral da vacina contra leptospirose.
A vacina anti-rábica costuma ser aplicada junto com a última dose da V8 (ou V10), aos 4 meses de idade, em dose única, com reforço anualmente.
A vacina contra a gripe canina também é feita com intervalos anuais, e é importante principalmente para aqueles cães que vivem com mais animais ou frequentam locais com aglomerados de cães, como parques, hotéis e creches.
A vacina contra giardíase geralmente é feita com duas doses, em intervalos mensais, e reforço anual, com as demais vacinas.
Em gatos, o esquema de vacinação é similar, iniciando com 45-60 dias de idade a vacina quádrupla, que requer 3 doses, e junto à última dose, é feita a vacinação anti-rábica. Os reforços de ambas vacinas são anuais.
Por que os filhotes precisam das 3 doses da V8 (cães) ou da quádrupla (gatos)? Isso porque eles recebem anticorpos maternos, que interferem no desenvolvimento da imunidade própria do filhote. Ele pode não produzir anticorpos suficientes para se proteger das doenças quando receber a vacinação, e os anticorpos que recebeu da mãe não vão durar por muito tempo.
E quando um animal adulto, sem histórico de vacinação, é adotado? Como fazer o esquema de imunização? O ideal é levar o animal para consulta com o médico veterinário, primeiro para avaliar se ele está bem de saúde e pode iniciar a vacinação. Conforme orientação deste profissional, o animal deverá receber uma ou duas doses das vacinas V8 ou quádrupla, com intervalos de 3 a semanas, e as demais vacinas em dose única, com reforços anuais. No caso dos gatos, é importante, fazer exames para leucemia e imunodeficiência felina antes de iniciar a vacinação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Spike Ensina no Domingo Animal - um dia de folga para seu pet

Olá pessoal! A matéria feita pelo programa Eco-Lógica, do SBT, no Domingo Animal, nosso dia de palestras sobre animais e muita diversão, está no ar! Confiram como foi este dia de folga para os pets! Se você tiver interesse em levar este evento para seu condomínio, escola ou empresa, entre em contato conosco que o Spike Ensina!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Não viu o Spike no Programa Claquete na madruga? Confira agora!


Você e seu pet dormiram e não conseguiram assistir o programa Claquete que foi ao ar na última madrugada? Aqui vai o link para não perderem nenhuma dica do Spike e da adestradora Luiza Cervenka de Assis:
http://www.band.com.br/claquete/videos.asp?v=d2e5e64ede22dbeec2516ca4572b8cd2&pg=1

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Spike Ensina no Programa Claquete, da BAND!

 
Quer aprender como ensinar ou corrigir alguns probleminhas básicos do seu cão, como fazer xixi fora do lugar, não destruir a casa toda, andar direitinho na coleira... e ainda aprender a escovar os dentes dele? Tudo isso Spike Ensina durante o programa Claquete, na BAND, hoje à 1h00 (da manhã)! Não perca!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Spike dá beijo no Datena - hoje!

Hoje vai passar o programa que eu participei com a Tia Luiza. O Tio Datena estava muito estressado, por isso eu dei uma lambida no nariz nele.
Quer saber o que mais eu aprontei?
Assistam hoje às 21:20h a entrevista no Vídeo News e
                      às 21:50h o programa Quem fica em pé, tudo na Band!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Spike duplamente na tela da Band

 Na foto, Spike esperando para gravar o programa

Amanhã (quinta-feira 13/09/12), finalmente passará o programa Quem fica em pé na Band, com o Spike. Mas com uma novidade:
21:20h terá uma entrevista com o Spike no programa Vídeo News e
21:50 o programa Quem fica em pé
Assista e depois conte o que achou.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lição n. 11 - Seu cão lambe a pata?


Spike Ensina sobre a lambedura das patas e sua relação com o estresse. Muitos cães lambem a pata compulsivamente, até formar feridas ou vermelhidão (dermatite por lambedura). A causa deste problema precisa ser avaliada pelo médico veterinário e, muitas vezes, as lesões na pele conseguem ser resolvidas com as medicações prescritas, mas o comportamento de lambedura não cessa. Isso porque, dentre inúmeras causas, existe a de cunho emocional.
O cão se lambe porque está entediado, com pouca atividade. O cão, ao contrário de nós humanos, não gosta de ficar deitado assistindo TV o dia todo. Ele quer brincar, se exercitar.
Se este é o caso do seu cãozinho, aumentar os passeios diários e dar desafios a ele pode auxiliar o combate ao comportamento de lambedura. Assim como uma criança, o cão também precisa ser estimulado.
Algumas dicas de distração e brincadeiras estimulantes o Spike ensinará em breve.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lição n.10 - A socialização do cão

Spike Ensina que o cão é um animal social, e como tal, necessita interagir com outros cães frequentemente. Um animal que não é socializado, ou seja, que não tem contato com outros cães desde filhote, pode se tornar agressivo, principalmente aqueles de raças com temperamento forte. Quando atinge esse estágio, só um profissional para tentar reverter o quadro e socializá-lo da forma adequada e sem riscos.
A fase de socialização do filhote gira em torno da terceira semana ao nono mês de vida. Isso siginifica que, durante este período, é importante que o cão seja apresentado ao máximo possível de situações que farão parte de sua rotina. Ou seja, envolvimento com pessoas, crianças, outros animais, como gatos e pássaros, barulhos diferentes, como um aspirador de pó ligado. Até mesmo apresentar uma pessoa usando chapéu ou com um guarda-chuva na mão podem gerar situações de medo ou agressividade em um animal que nunca presenciou isso. Se ele for exposto a esta situação quando filhote, ela torna-se habitual.
Por isso é fundamental levar seu animal para passear durante esta fase (e toda a vida) em locais públicos, com situações diversas, como parques e praças. O daycare também é uma alternativa interessante, principalmente quando não se tem muito tempo para passear. Este nada mais é do que uma creche recreativa, na qual o cão passará o dia brincando e interagindo com outros.
Mas não esqueça: só leve seu animal em locais públicos e para interagir com outros cães quando ele for liberado pelo médico veterinário, após completar o protocolo de vacinação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lição n. 9 - Genética das raças de cães


Spike Ensina sobre a genética das raças de cães e sua influência sobre o comportamento de determinados animais.
Genética é a Ciência que estuda como se transmitem os caracteres físicos, bioquímicos e de comportamento de geração para geração. Ao longo dos séculos, o homem, através da domesticação, foi selecionando os cães de acordo com suas necessidades, com base nas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos destes animais. O resultado foi uma grande diversidade de raças (mais de 400 oficializadas pela Federação de Cinofilia Internacional), que variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças.
 
Na foto, eu e o Cronos (Golden Retriever) brincando de pega-pega na piscina.
 
Essas foram categorizadas em grupos, basicamente levando-se em consideração o tipo de função que esses animais exercem, como guarda, tiro e caça, utilidade, luxo e companhia. Como exemplo, podemos citar dentre os principais grupos:

1) Pastores e boiadeiros
                  Ex.: Border Collie, Kuvasz e Pastores (Alemão e de Shetland)

2) Pinschers, Schnauzers e Molossos
                  Ex.: Dobermann, Schnauzer, Boxer, Bulldog Inglês

3) Terriers (caçadores)
                  Ex: Jack Russell Terrier (como EU!), Bull Terrier, Yorkshire Terrier
 
4) Dachshunds

5) Cães primitivos
                  Ex.: Spitz Alemão, Samoieda, Akita e Chow Chow
6) Farejadores                 
                  Ex.: Basset Hound, Beagle e Dálmata

7) Apontadores
                  Ex.: Weimaraner, Pointer e Setters (Inglês e Irlandês)

8) Cães de água e caçadores
                  Ex.: Labrador, Golden e Cockers (Americano e Inglês)

9) Cães de companhia
                  Ex.: Lhasa Apso, Poodle, Maltês, Shih Tzu e Pequinês

10) Cães de velocidade (galgos)
                  Ex.: Whippet e Galgo

Isso explica alguns comportamentos de determinadas raças, como o Retriever do Labrador e o Golden Retriever gostarem muito de água, e quererem nadar quando vêem um lago ou uma piscina à sua frente! Ou, por exemplo, o Bassethound ter a mania de ficar cheirando o chão o tempo todo, porque, afinal de contas, ele é um cão farejador!
Tudo isso mostra como é importante que você conheça mais sobre as raças dos cães, e não acabe escolhendo um cão que tenha comportamentos inerentes à sua genética e que não lhe agradem, porque dificilmente conseguirão ser mudados. Alguns comportamentos podem ser alterados ou aprendidos, mas outros não! E sem dúvida o ambiente também influencia muito no comportamento do animal, não apenas a sua genética. Por exemplo, se um Labrador for exposto a uma situação desagradável, como cair ou ser jogado na piscina quando filhote, pode ser que ele não goste de água quando se tornar adulto, ou até mesmo ficar medroso.

Hummm... Isso me lembra outro tópico importante... a socialização... mas vamos deixar para a próxima! Até mais!
Spike

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Spike Ensina a lutar MMA


Você já viu cão brincando de MMA?
Spike Ensina sua técnica de lutador em uma demonstração com sua auxiliar, Belinha.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lição n.8 - Quando os dentes de leite não caem

Na última lição, Spike Ensina sobre a troca de dentição nos cães e gatos.
Hoje Spike Ensina o que precisa ser feito quando os dentes de leite não caem.
 
 Fig. 1 - Persistência dos dentes caninos de leite (superior e inferior, lado direito) - seta azul - em um cão da raça Pinscher. Dentes caninos permanentes erupcionados - seta amarela.
 
É comum observar principalmente em raças de cães de pequeno porte, como Yorkshire Terrier, Pinscher, Poodle, Spitz, Lhasa Apso e Shih Tzu, por exemplo, a persistência dos dentes de leite (decíduos) após o período de troca da dentição primária pela permanente. Os dentes de leite deveriam exfoliar (cair), dando lugar aos dentes definitivos. A persistência dos dentes decíduos pode ocasionar problemas de oclusão, como o posicionamento alterado dos dentes permanentes, que podem ficar encavalados e mesmo chegar a causar lesões de perfuração no céu da boca (palato).
 A doença periodontal precoce é uma das principais consequências da persistência dos dentes decíduos, pois como há mais dentes na boca do animal, geralmente eles ficam muito próximos uns aos outros, e isso dificulta a higiene oral. Como consequência, há acúmulo de debris (restos) alimentares e formação de placa bacteriana, que pode mineralizar e formar o cálculo dentário (tártaro), causando gengivite e posterior periodontite, quando chega a haver perda do osso que sustenta o dente.
Normalmente, os dentes caninos (presas) são os mais frequentemente acometidos, mas a persistência pode ocorrer em qualquer dente de leite. Alguns animais chegam a ter duas fileiras de dentes, a decídua e a permanente, quando não há exfoliação de nenhum dente de leite. Fica parecido com uma boca de tubarão!
 
 Fig. 2 - Persistência de todos os dentes de leite anteriores em um cão da raça Yorkshire Terrier.
 
A recomendação é fazer a extração dos dentes de leite, tão cedo quanto for observado que os dentes permanentes erupcionaram e os de leite não caíram! Quanto antes o tratamento for feito, maior a chance de corrigir ou prevenir outros problemas que possam vir a acontecer, como a maloclusão e a doença periodontal.
Apesar de não ser tão frequente como nos cães, a persistência de dentes decíduos também pode ocorrer nos gatos.
Preste atenção à troca de dentes do seu animal, e caso note que não há mobilidade (que está meio mole) em algum dente de leite durante a erupção dos permanentes, consulte o médico veterinário e solicite o serviço especializado para extração dos dentes!

sábado, 1 de setembro de 2012

Joga a bolinha! Joga! Joga agora!

 
Spike e seus novos amigos (Luna, Vanilla e Yulli) em um dia de muita recreação no Clube De Cãompo (Itu-SP), com direito a agility, natação e mais brincadeiras!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Spike na equiterapia


Ontem, eu e a Belinha fomos à Fazenda São Joaquim (Itu-SP), divertir e ensinar às crianças da Casa de Belém de Salto sobre cuidados animais e escovação dental. Depois as crianças participaram da equiterapia. Enquanto eles escovavam os dentes da  Belinha, eu fui tentar andar a cavalo, mas ninguém deixou. Só me restou assistir mesmo...

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lição n.7 - A dentição dos cães e gatos


Hoje o Spike Ensina sobre a dentição dos cães e dos gatos.
Você sabia que um cão adulto tem 42 dentes e o gato tem 30? E sabia que as pessoas têm 32 dentes?
Assim como os humanos, os cães e gatos têm duas dentições durante a vida, trocando a dentição primária (ou de leite) pela permanente ou definitiva.
Os filhotes nascem sem dentes, e os primeiros dentinhos vão erupcionar ("nascer") por volta de 3 a 4 semanas de vida no cão e de 2 a 3 semanas no gato. Em torno do 3º e 4º meses de vida, os dentes de leite começam a exfoliar (cair) e os dentes permanentes vão erupcionando. Esta troca de dentes ocorre até o 6º-7º mês de vida.
Esta é a única fase em que é normal os cães e gatos "perderem" seus dentes. Muita gente acha que, com a idade, os dentes deles vão cair, mas isso não é verdade! Isso só ocorre se houver alguma doença acontecendo, como a doença periodontal, que inicia pela inflamação da gengiva, e conforme progride, o dente pode chegar a perder todo o seu suporte, e acabar ficando com mobilidade e por fim cair. Mas isso porque há uma doença acontecendo e ela precisa ser combatida! Mais para frente o Spike vai ensinar como prevenir a doença periodontal!!!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Spike enfermeiro


Poxa gente... hoje a mamãe não está se sentindo bem...
Vou ficar cuidando dela e amanhã eu escrevo tudo que ela me ensinou sobre dentição!
Shhhhhh... preciso falar baixinho... ela acabou de pegar no sono.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quantos dentes tem o cachorro?


Hoje de manhã estava conversando com a Belinha e ela me perguntou quantos dentes a gente tem e se eles duram a vida toda.
Vou perguntar para a minha mamãe e amanhã conto para vocês também!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lição n.6 - Cocô no lugar certo


Spike Ensina como fazer para seu pet defecar no lugar e na hora certos.
O mais importante é criar uma rotina para o animal, principalmente quanto aos horários de alimentação. Isso porque, na maioria das vezes, os cães e gatos costumam fazer cocô cerca de 40 a 60 minutos após se alimentarem.
Preste atenção na rotina do Spike:
1. Alimente seu pet em momentos específicos;
2. Não deixe comida a vontade. Ofereça o alimento, deixe à disposição do animal por cerca de 30 minutos e, após este período, retire a vasilha, mesmo que ele não tenha comido tudo ou sequer tocado na vasilha (isso é importante não apenas para educar seu animal quanto à defecação, mas também para que você se imponha como chefe da matilha!);
3. Deixe o animal no recinto onde você quer que ele defeque, e quando vir que seu pet está fazendo cocô, não faça cara de nojo ou demonstre que não gostou. Pelo contrário, fique feliz, como se fosse a coisa mais legal do mundo!;
4. Parabenize seu animal por ter feito o cocô e recompense-o (lição 4);
5. Retire-o do local onde ele defecou e limpe sem que ele veja. Isso não é castigo;
6. Solte-o e brinque muito com ele;
7. O cão é muito higiênico e prefere fazer cocô fora de casa, por isso, quanto mais passear, mais chances dele fazer durante a caminhada. Lembre-se de sempre carregar saquinhos para recolher as fezes do seu animal! Se ele está fazendo direito, por que você também não irá fazer, concorda?
Alguns cães tem o hábito de comer cocô (coprofagia), e sua causa deve ser investigada junto ao médico veterinário, pois existem doenças que podem levar a este comportamento, como verminoses, ou problemas nutricionais. Entretanto, em alguns casos a coprofagia consiste apenas em um problema comportamental, sem uma doença de base. Os filhotes podem desenvolver o hábito da coprofagia ao ver sua mãe ingerir as fezes de toda a ninhada recém-nascida, que é fisiológico. Todavia, este comportamento deve cessar após o desmame. Quando há persistência, ou, após certo tempo, desenvolvimento da coprofagia, ela pode ser devido ao desprezo dos donos (cara feia quando o animal faz cocô) e submissão do cão. Isso porque o animal quer agradar os donos e quando vê que eles não gostam do que acabaram de fazer, tentam resolver sozinhos. Quando limpamos o cocô na frente deles, muitas vezes, eles crêem que isso é o certo, e, para nos satisfazer, já limpam sem precisar da gente, comendo as fezes.

Lição n.2 - Introduzindo um novo pet em casa


Você já tem um pet em casa e quer trazer mais um mas não sabe como fazer esta interação adequadamente?
Spike Ensina os passos mais importantes para que esta amizade seja tranquila e duradoura.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o pet que está a mais tempo na casa é o líder, e a introdução de um novo animal em seu território pode significar para ele uma disputa de liderança.
A apresentação do novato deve, preferencialmente, ser feita em território neutro, ou seja, não no ambiente onde o antigo morador fica, e o ideal é que o novato seja colocado no chão antes de serem apresentados, e não no colo de alguém.
É fundamental que você dê mais atenção ao antigo morador do que ao novo, e também mantenha a sua rotina e seus pertences, como caminha, brinquedos e vasilhas. Sempre que for agradar ou dar um petisco ao mais novo, faça antes com o mais velho da casa.
Imagine que esta situação seja semelhante à gravidez e chegada de um novo irmão para uma criança que é filha única, mesmo que sentimentos e motivações diferentes estejam envolvidas nestas situações.

Na foto, Bruce (cão da raça Bassethound) e Pérola (gata SRD), vizinhos do Spike, sendo apresentados.

domingo, 26 de agosto de 2012

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lição n.5 - Xixi no lugar certo

 
Spike Ensina como ajudar seu pet a fazer xixi no lugar desejado (por você, não por ele!).
Passo-a-passo do Spike:
1. Determine o local exato onde deseja que seu animal utilize para fazer suas necessidades;
2. Coloque algo absorvente neste local, como tapete higiênico e jornal para cães, e areia sanitária para gatos;
3. No início, procure manter seu animal num espaço mais restrito, junto a este local;
4. Quando observar o xixi no local correto, use a recompensa (ensinada na lição n.4), além de um petisco que ele goste muito e não recebe em nenhum outro momento;
5. Se seu animal já estiver fazendo xixi no lugar certo, aumente seu espaço, liberando mais um cômodo;
6. Espere o próximo xixi correto, use a recompensa e libere mais um cômodo;
7. Continue os passos 5 e 6 até que ele tenha acesso a todos os locais permitidos por você;
8. Caso ele faça xixi no local errado, puna-o apenas no momento exato em que você observá-lo urinando. Se você vir o xixi no lugar indesejado, mas não souber o momento em que foi feito, não adianta punir o animal;
9. Lembre-se que a punição pode ser feita através de barulho ou jato d'água;
10. Após a punição, ignore o animal por cerca de 30 minutos, sem brincar, alimentá-lo e dar atenção;
11. Caso ele faça xixi sempre no mesmo lugar, coloque a vasilha de água ou de alimento, ou mesmo a caminha dele no lugar. Eles não gostam de sujeira perto de onde dormem ou se alimentam!
 
Pegar o animal no colo, esfregar seu focinho no lugar errado e bater não surtem efeito algum.
 
Vale lembrar que o macho tem o hábito de demarcar território com a urina. Este comportamento pode ser evitado com a castração. Consulte o médico veterinário!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O programa não vai ao ar hoje!


Xiiii pessoal... o programa não vai ao ar hoje... vamos ter que aguardar mais...
Assim que me passarem a data novamente, eu aviso vocês!!!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Spike na tela da BAND

 
Gente, o que vocês acharam do meu modelito para aparecer na TV?
Não deixem de me assistir amanhã no programa Quem Fica Em Pé da BAND, a partir das 21h50min.
Eu e a Tia Luiza formamos uma dupla de arrasar!!! Vocês não podem perder!

Lição n.4 - A base da boa educação


Educar o seu pet é muito simples, mas exige dedicação.
Spike Ensina as duas lições básicas para que seu animal seja um exemplo de educação: a recompensa e a punição.
Deve-se sempre priorizar a recompensa quando o animal se comportar de forma adequada, geralmente fazendo uso de petiscos e/ou carinho, associando uma palavra positiva, como "muito bem","parabéns" ou "isso".
A punição deve ser realizada imediatamente após ou juntamente com o comportamento inadequado. Ela deve gerar uma sensação desagradável para o animal, como barulho forte, jato d´água, toque veemente no corpo do animal, associada a uma palavra dita de maneira enérgica e única, como "não", "ei" ou "chi".
A punição não deve ser confundida com violência, pois o animal aprenderá que a liderança é conquistada desta forma, e usará a mesma técnica quando desejar alguma coisa ou tentar conquistar a liderança do outro. Assim, chineladas, palmadas e choques não são recomendados.
Vale lembrar que um elogio bem empregado tem muito mais efeito do que mil punições.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quem quer levar o Spike para casa?!

 
Só o de mentirinha!!! Rsrsrs!!!
Para quem tiver interesse neste lindo cãozinho de madeira (MDF), pintado à mão, igualzinho ao Spike, basta entrar em contato conosco aqui pelo blog ou pela nossa página no facebook (www.facebook.com.br/spikeensina).
Disponível em dois tamanhos:
Tamanho M: 21cm (altura) X 20cm (comprimento) X 2cm (largura)
Tamanho P: 11cm (altura) X 10cm (comprimento) X 1cm (largura)

sábado, 18 de agosto de 2012

Spike Ensina: hidrate-se!


Nesta época seca, não esqueça de oferecer bastante água fresca para seu pet!
Para incentivá-lo a beber, distribua mais vasilhas com água pela casa, assim ele lembrará de se hidratar com mais frequência.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lição n.3 - Quem é o líder?


O conjunto de cachorros é denominado matilha. Toda matilha tem um líder.
Spike Ensina como saber quem é o líder da sua matilha.
Imaginemos uma empresa na qual cada funcionário tem um cargo, e compete a ele realizar determinadas funções. Nesta empresa há uma hierarquia, sendo que no topo está o presidente e, abaixo, seus subordinados. Ao presidente cabem as principais decisões da empresa, sendo ele quem dita as regras.
A matilha funciona de modo semelhante, o líder faz o papel do presidente. Ele quem decide qual direção tomar, quando descansar, o que comer e o momento de brincar, e é ele que tem a preferência para tudo isso, antes dos demais membros da matilha. O líder jamais pode ser contrariado, caso isso ocorra, os subordinados serão punidos. Os outros cães da matilha cumprem funções diversas, como alerta, segurança, busca por alimento, caça, cuidado com os filhotes e remoção de ectoparasitas (ex.: pulgas e carrapatos).
Na sua casa, o(s) cão(cães) vê(em) você e sua família como membros da matilha. Logo, esta matilha precisa de um líder. Quando o cão notar que não há liderança por parte da família, ele assumirá automaticamente este papel. A partir disso, uma série de distúrbios comportamentais pode ter início.
Quem é o líder da sua matilha?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brincadeira de cachorro

Spike ensina como é uma brincadeira de cachorro, ótima para aliviar o estresse do dia a dia.


"Como vocês podem ver, eu sempre ganho!" Spike

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O dia em que cheguei em casa



Gente, minha mãe achou esta foto do dia em que cheguei em casa, foi a primeira vez que vi o Luke e o Chewbacca, meus irmãos.
Devo confessar que fui um pouco estressadinho e mandão... não dei muita vez para meus irmãos virem botando banca em cima de mim, e logo mostrei a eles quem é que ia mandar na casa!!! Eles eram tão imaturos, com só 5 meses e eu, super experiente, com quase 1 ano de idade... Eles estavam precisando de um professor pra ensinar as coisas da vida! 

domingo, 12 de agosto de 2012

Feliz Dia dos Pais


Meu pai é meu herói!!!
Parabéns a todas as pessoas que são pais ou que assumem este papel tão especial na vida de seus filhos, sejam eles de sangue, coração ou alma, legítimos, adotivos, de duas, quatro, oito ou sei lá quantas patas... O que importa é ter orgulho de ser o filho, o pai, o avô, o neto, o tio, o irmão, o amigo homenageado neste dia, para que possamos ser um pouquinho gratos a vocês, que fazem tanta diferença em nossas vidas.

sábado, 11 de agosto de 2012

Passeio pela BAND


Oi pessoal! Ontem fui dar um passeio pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Foi muito legal, levei minha irmã Belinha comigo, e conhecemos um monte de gente!
Espero voltar em breve! Datena e Marcelo Taz que se cuidem! Spike tá na área!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Treino para Olimpíadas

Como estamos na época das olimpíadas, andei assistindo algumas modalidades. Sou muito fã de esportes e bagunça, resolvi começar a treinar para as olimpíadas no Rio em 2016. Espero que mamãe me leve. Quem vocês acham que ensinou o Cielo a nadar? Confiram nesse vídeo...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lição n.1 - A escolha do pet ideal (parte 4)

Spike Ensina como escolher um gatinho.

O gato é um ótimo companheiro para aqueles que não tem muito tempo para ficar com seu pet, muito menos para passear com ele. O gato não deve sair de casa e dorme 16 horas por dia, economizando na ração. É uma animal muito limpo, além de fazer a própria higiene dos pêlos, costuma fazer suas necessidades na caixa de areia, sem necessidade de adestramento. O gato não é um cachorro pequeno e não deve ser tratado como tal. São animais independentes, inteligentes, ágeis e brincalhões.
Há diversas raças de gato, de pêlo longo, curto e até pelado; muitas delas nem existem no Brasil. As mais conhecidas são Siamês, Persa, Maine-Coon e Bengal. Assim, como os cães, as raças de gatos tem comportamento e doenças específicas. Caso você opte por um gato de raça, procure se informar sobre todas as características. Por exemplo, o Bengal mantém o comportamento mais selvagem, sendo mais ativo e necessitando de mais espaço e estímulo.
Para escolher seu gatinho, veja se o gato aceita seu contato físico de imediato. Se aceitar, ele será extremamente carinhoso e ligado a você. Caso contrário, ele será mais independente e você terá que , aos poucos, conquistar sua confiança, podendo levar muito tempo para isso.

Quem disse que gato não gosta de chamego?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Spike Ensina estréia em evento fechado


No último domingo de julho, Spike Ensina iniciou suas atividades durante o Domingo Animal, evento realizado pela segunda vez no Condomínio Terras de São José (Itu-SP), organizado por um grupo de profissionais da área animal, contando com a apresentação de diversas palestras sobre a área, além da apresentação de agility com o Clube de Cãompo. Para finalizar o evento, todos os presentes foram convidados a experimentar o treino de agility com seus animais! Diversão garantida!!!

O Spike demonstrou como realizar a escovação dos dentes com a médica veterinária Fernanda M. Lopes Kubitza, durante sua palestra sobre Odontologia Animal, e também fez a demonstração de adestramento e obediência, com a adestradora Luiza Cervenka de Assis e também com a Belinha, aluna exemplar da Luiza e irmãzinha do Spike!!!