segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lição n.12 - Vacinação

Relaxa, Belinha! É só uma picadinha...

Spike Ensina que prevenir é sempre a melhor solução! Por isso, não deixe de vacinar seu pet!
E vacinação de cachorro e gato não é só contra a raiva!!! Existem outras vacinas muito importantes, que devem ser feitas regularmente, para evitar que seu animalzinho adoeça.
É fundamental que o filhote seja avaliado pelo médico veterinário antes de iniciar a vacinação, pois apenas animais saudáveis podem ser vacinados, e apenas o veterinário poderá atestar isso.
A vacina chamada V8 ou V10 protege o cão contra uma série de doenças, como a parvovirose e a cinomose, doenças que podem levar à morte, especialmente em filhotes. Geralmente, o esquema de imunização do filhote sadio consiste em 3 ou 4 doses desta vacina, a partir dos 45-60 dias de idade, e reforços anuais. Esta vacina também atua contra leptospirose, e em regiões endêmicas da doença ou animais que possam ter contato frequente com ratos, recomenda-se o reforço semestral da vacina contra leptospirose.
A vacina anti-rábica costuma ser aplicada junto com a última dose da V8 (ou V10), aos 4 meses de idade, em dose única, com reforço anualmente.
A vacina contra a gripe canina também é feita com intervalos anuais, e é importante principalmente para aqueles cães que vivem com mais animais ou frequentam locais com aglomerados de cães, como parques, hotéis e creches.
A vacina contra giardíase geralmente é feita com duas doses, em intervalos mensais, e reforço anual, com as demais vacinas.
Em gatos, o esquema de vacinação é similar, iniciando com 45-60 dias de idade a vacina quádrupla, que requer 3 doses, e junto à última dose, é feita a vacinação anti-rábica. Os reforços de ambas vacinas são anuais.
Por que os filhotes precisam das 3 doses da V8 (cães) ou da quádrupla (gatos)? Isso porque eles recebem anticorpos maternos, que interferem no desenvolvimento da imunidade própria do filhote. Ele pode não produzir anticorpos suficientes para se proteger das doenças quando receber a vacinação, e os anticorpos que recebeu da mãe não vão durar por muito tempo.
E quando um animal adulto, sem histórico de vacinação, é adotado? Como fazer o esquema de imunização? O ideal é levar o animal para consulta com o médico veterinário, primeiro para avaliar se ele está bem de saúde e pode iniciar a vacinação. Conforme orientação deste profissional, o animal deverá receber uma ou duas doses das vacinas V8 ou quádrupla, com intervalos de 3 a semanas, e as demais vacinas em dose única, com reforços anuais. No caso dos gatos, é importante, fazer exames para leucemia e imunodeficiência felina antes de iniciar a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário