segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lição n.6 - Cocô no lugar certo


Spike Ensina como fazer para seu pet defecar no lugar e na hora certos.
O mais importante é criar uma rotina para o animal, principalmente quanto aos horários de alimentação. Isso porque, na maioria das vezes, os cães e gatos costumam fazer cocô cerca de 40 a 60 minutos após se alimentarem.
Preste atenção na rotina do Spike:
1. Alimente seu pet em momentos específicos;
2. Não deixe comida a vontade. Ofereça o alimento, deixe à disposição do animal por cerca de 30 minutos e, após este período, retire a vasilha, mesmo que ele não tenha comido tudo ou sequer tocado na vasilha (isso é importante não apenas para educar seu animal quanto à defecação, mas também para que você se imponha como chefe da matilha!);
3. Deixe o animal no recinto onde você quer que ele defeque, e quando vir que seu pet está fazendo cocô, não faça cara de nojo ou demonstre que não gostou. Pelo contrário, fique feliz, como se fosse a coisa mais legal do mundo!;
4. Parabenize seu animal por ter feito o cocô e recompense-o (lição 4);
5. Retire-o do local onde ele defecou e limpe sem que ele veja. Isso não é castigo;
6. Solte-o e brinque muito com ele;
7. O cão é muito higiênico e prefere fazer cocô fora de casa, por isso, quanto mais passear, mais chances dele fazer durante a caminhada. Lembre-se de sempre carregar saquinhos para recolher as fezes do seu animal! Se ele está fazendo direito, por que você também não irá fazer, concorda?
Alguns cães tem o hábito de comer cocô (coprofagia), e sua causa deve ser investigada junto ao médico veterinário, pois existem doenças que podem levar a este comportamento, como verminoses, ou problemas nutricionais. Entretanto, em alguns casos a coprofagia consiste apenas em um problema comportamental, sem uma doença de base. Os filhotes podem desenvolver o hábito da coprofagia ao ver sua mãe ingerir as fezes de toda a ninhada recém-nascida, que é fisiológico. Todavia, este comportamento deve cessar após o desmame. Quando há persistência, ou, após certo tempo, desenvolvimento da coprofagia, ela pode ser devido ao desprezo dos donos (cara feia quando o animal faz cocô) e submissão do cão. Isso porque o animal quer agradar os donos e quando vê que eles não gostam do que acabaram de fazer, tentam resolver sozinhos. Quando limpamos o cocô na frente deles, muitas vezes, eles crêem que isso é o certo, e, para nos satisfazer, já limpam sem precisar da gente, comendo as fezes.

2 comentários:

  1. Spike, e quanto ao xixi?? Minha cachorrinha Molly, faz as vezes em lugar certo, e as vezes em lugar errado...
    Mas quando vai para casa da Vó dela, faz tudo no lugar errado!! =S
    Como posso resolver isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Tulasi,

    Mostre para ela que o certo é fazer o xixi no tapetinho ou no jornal. Para isso, releia a lição n.5. Quando a Molly entender o lugar certo, você poderá levar com você para qualquer lugar, inclusive para casa da Vó dela.
    Outra dica é, enquanto estiver na casa da Vó, passear mais com ela. Assim, ela terá mais chances de fazer na rua.
    As dicas da Lição n.5 também podem ser aplicadas fora da sua casa.

    Lambidas do Spike!

    ResponderExcluir