terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lição n.13 - Os 5 sentidos do Spike


Hein? Quem tá aí? Não tô vendo nada...

Spike Ensina sobre os cinco sentidos do cão. Você já sabe que o olfato dos cachorros é muito melhor que o nosso, certo?! E que o paladar, pelo contrário, não é assim tão aguçado?
Isso tem uma explicação na realidade bem simples: os sentidos mais necessários para a sobrevivência do animal no ambiente natural ou "selvagem" serão os mais bem desenvolvidos. 
O olfato facilita, por exemplo, achar o alimento ou encontrar uma possível caça, prever a chegada de um predador ou perceber quando a fêmea está no cio. Este sentido se torna mais que necessário e por isso é tão aguçado nos cães.
Na natureza, o cão não precisa sentir com precisão onde pisa ou o que toca, precisa apenas saber em que tipo de piso está andando, por isso, o tato não é um sentido tão aprimorado nesta espécie.
Muitas pessoas ainda crêem que os cães enxergam em preto e branco, mas isso não é verdade. Eles enxergam em cores, mas não com a mesma nitidez e com tantas matizes de cores como nós. Isso significa que eles não diferenciam algumas cores, porque isso não é importante para a natureza deles. Por outro lado, eles enxergam muito mais tonalidades de cinza do que podemos imaginar, pois seus ancestrais caçavam no escuro! A visão deles à distância é impressionante, conseguindo distinguir objetos em movimento com uma precisão incrível, mas podem não enxergar tão bem um objeto estático colocado próximo a eles.
Não precisa ser muito observador para perceber que o cão escuta MUITO melhor que nós, humanos. Não é pelo simples fato deles ouvirem o som ampliado (mais alto), mas por ouvirem sons que não podemos escutar. Existe uma faixa de frequências sonoras que nossos ouvidos são capazes de notar, que é diferente da dos cães e de outros animais. Confira no quadro abaixo:

Fonte: http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/index_aaudicao.htm

Agora você entende porque não conseguimos ouvir os apitos para cães! Eles emitem sons fora da nossa gama audível, mas dentro da dos cães. Vocês viram a gama de frequências do morcego?! Incrível, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário