segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lição n.10 - A socialização do cão

Spike Ensina que o cão é um animal social, e como tal, necessita interagir com outros cães frequentemente. Um animal que não é socializado, ou seja, que não tem contato com outros cães desde filhote, pode se tornar agressivo, principalmente aqueles de raças com temperamento forte. Quando atinge esse estágio, só um profissional para tentar reverter o quadro e socializá-lo da forma adequada e sem riscos.
A fase de socialização do filhote gira em torno da terceira semana ao nono mês de vida. Isso siginifica que, durante este período, é importante que o cão seja apresentado ao máximo possível de situações que farão parte de sua rotina. Ou seja, envolvimento com pessoas, crianças, outros animais, como gatos e pássaros, barulhos diferentes, como um aspirador de pó ligado. Até mesmo apresentar uma pessoa usando chapéu ou com um guarda-chuva na mão podem gerar situações de medo ou agressividade em um animal que nunca presenciou isso. Se ele for exposto a esta situação quando filhote, ela torna-se habitual.
Por isso é fundamental levar seu animal para passear durante esta fase (e toda a vida) em locais públicos, com situações diversas, como parques e praças. O daycare também é uma alternativa interessante, principalmente quando não se tem muito tempo para passear. Este nada mais é do que uma creche recreativa, na qual o cão passará o dia brincando e interagindo com outros.
Mas não esqueça: só leve seu animal em locais públicos e para interagir com outros cães quando ele for liberado pelo médico veterinário, após completar o protocolo de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário