Na última lição, Spike Ensina sobre a troca de dentição nos cães e gatos.
Hoje Spike Ensina o que precisa ser feito quando os dentes de leite não caem.
Fig. 1 - Persistência dos dentes caninos de leite (superior e inferior, lado direito) - seta azul - em um cão da raça Pinscher. Dentes caninos permanentes erupcionados - seta amarela.
É comum observar principalmente em raças de cães de pequeno porte, como Yorkshire Terrier, Pinscher, Poodle, Spitz, Lhasa Apso e Shih Tzu, por exemplo, a persistência dos dentes de leite (decíduos) após o período de troca da dentição primária pela permanente. Os dentes de leite deveriam exfoliar (cair), dando lugar aos dentes definitivos. A persistência dos dentes decíduos pode ocasionar problemas de oclusão, como o posicionamento alterado dos dentes permanentes, que podem ficar encavalados e mesmo chegar a causar lesões de perfuração no céu da boca (palato).
A doença periodontal precoce é uma das principais consequências da persistência dos dentes decíduos, pois como há mais dentes na boca do animal, geralmente eles ficam muito próximos uns aos outros, e isso dificulta a higiene oral. Como consequência, há acúmulo de debris (restos) alimentares e formação de placa bacteriana, que pode mineralizar e formar o cálculo dentário (tártaro), causando gengivite e posterior periodontite, quando chega a haver perda do osso que sustenta o dente.
Normalmente, os dentes caninos (presas) são os mais frequentemente acometidos, mas a persistência pode ocorrer em qualquer dente de leite. Alguns animais chegam a ter duas fileiras de dentes, a decídua e a permanente, quando não há exfoliação de nenhum dente de leite. Fica parecido com uma boca de tubarão!
Normalmente, os dentes caninos (presas) são os mais frequentemente acometidos, mas a persistência pode ocorrer em qualquer dente de leite. Alguns animais chegam a ter duas fileiras de dentes, a decídua e a permanente, quando não há exfoliação de nenhum dente de leite. Fica parecido com uma boca de tubarão!
Fig. 2 - Persistência de todos os dentes de leite anteriores em um cão da raça Yorkshire Terrier.
A recomendação é fazer a extração dos dentes de leite, tão cedo quanto for observado que os dentes permanentes erupcionaram e os de leite não caíram! Quanto antes o tratamento for feito, maior a chance de corrigir ou prevenir outros problemas que possam vir a acontecer, como a maloclusão e a doença periodontal.
Apesar de não ser tão frequente como nos cães, a persistência de dentes decíduos também pode ocorrer nos gatos.
Preste atenção à troca de dentes do seu animal, e caso note que não há mobilidade (que está meio mole) em algum dente de leite durante a erupção dos permanentes, consulte o médico veterinário e solicite o serviço especializado para extração dos dentes!
meu cachorro tem ainda seus dentes de leite e adorei a página me ensinou tudo sobre isso
ResponderExcluirParabéns!!!!
Olá Nayara!
ExcluirFicamos contentes em contribuir com você! Este é o enfoque do Spike Ensina!
Estamos à disposição para mais informações que precisar!
Lambidas do Spike
Minha cadelinha pincher esta com dente assim,vou levar ela no veterinario amanhã mesmo. Obrigada!!!
ResponderExcluirExcelente, Giselle!
ExcluirQuanto antes a extração do dente de leite for realizada, menos complicações poderão ocorrer futuramente. Lembre-se de realizar o procedimento com profissionais especializados e capacitados!
Lambidas do Spike!
Poxa, minha cadelinha tem quatro meses e também está com os dentes sem cai um montado no outro. Com certeza é caso de extração?
ExcluirMinha poodle de 1 ano e 5 meses está com um dente canino de leite (superior do lado direito). O que devo fazer? É realmente necessário fazer a extração desse dente? Se sim, quais os procedimentos? Exames como o hemograma e o eletrocardiograma podem ser solicitados pelo veterinário e é mesmo necessário? A anestesia é geral ou pode ser local? Por favor esclareçam minhas duvidas. Obrigada!
ResponderExcluirOlá Pollyana!
ExcluirO recomendado é fazer a extração do dente de leite, e o procedimento realizado sob anestesia geral, preferencialmente inalatória. Apenas anestesia local ou mesmo uma sedação não garantem segurança para o animal e para a equipe de profissionais, todos podem se machucar e o procedimento não ser realizado adequadamente. Por isso é importante que você porcure um serviço especializado, com profissionais capacitados. O médico veterinário pode solicitar exames pré-operatórios, de acordo com a avaliação geral do paciente. Para um animal hígido, da idade da sua cachorrinha, o hemograma completo costuma ser o exame solicitado, mas o eletrocardiograma pode ser feito também, assim como outros exames. Afinal, um check-up completo não faz mal a ninguém, pelo contrário! Acesse www.petdentalspa.com.br!
Lambidas do Spike!
Minha poodle faz acompanhamento veterinário desde os 45 dias de nascida, e só agora a veterinária me falou que ela precisa extrair esse dentinho de leite. Pôxa, pq a veterinária não evitou isso de ter que fazer minha doguinha passar por tudo isso (exames, anestesia geral, cirurgia, medicamentos) fora os gastos que terei. Será que ela não viu esse dentinho de leite se fixando?! =((
ExcluirMuito Obrigada!!!
Meu gato tem 5 meses e suas presas superiores também estão duplicadas. O que devo fazer extrair ou esperar porque ele tem apenas 5 meses?
ResponderExcluirObrigado ja tem me ajudado muito
O meu cachorro tá assim. Estou preocupada quanto o procedimento. Como eh a anestesia? E o pós? 😔
ResponderExcluirOi boa tarde tenha uma pinscher com 6 meses e as presas superiores não caiu como os outros dentes devo esperar mas um pouco?
ResponderExcluirTenho um York de 06 meses, já trocou alguns dentes, essa semana caíram dois. Porém os caninos inferiores não caíram e o permanente já está apontando.
ResponderExcluirGostaria de esperar um pouco para ver se ele cai sozinho, mas estou com medo de ele crescer e o dente de leite não cair.
O que eu faço?
Meu cachorro tem 6meses eas pressas estão caindo,isso é normal?
ResponderExcluirMeu cato persa está com 6 meses, e notei que os caninos de leite superiores não caíram, ele está com quatro caninos superiores.
ResponderExcluirA veterinária disse que vai cair... devo aguardar?
Meu cato persa está com 6 meses, e notei que os caninos de leite superiores não caíram, ele está com quatro caninos superiores.
ResponderExcluirA veterinária disse que vai cair... devo aguardar?
Meu pinscher tem 8 meses e agora percebi que ele possue 5 caninos 3 de um lado e 2 do outro so que todos os dentes dele foi trocado ate os caninos me ajudem o que devo fazer
ResponderExcluirMeu pinscher tem 8 meses e agora percebi que ele possue 5 caninos 3 de um lado e 2 do outro so que todos os dentes dele foi trocado ate os caninos me ajudem o que devo fazer
ResponderExcluirOlá, minha york está com 6 anos e escovo os dentes dela só uma vez por semana. E ela está com bastante tártaro nos dentes de trás. Mas a veterinária disse q para fazer limpeza é necessário anestesia e para isso precisa eletrocardiograma. É necessário mesmo tudo isso? Desde já agradeço
ResponderExcluirOlá, minha york está com 6 anos e escovo os dentes dela só uma vez por semana. E ela está com bastante tártaro nos dentes de trás. Mas a veterinária disse q para fazer limpeza é necessário anestesia e para isso precisa eletrocardiograma. É necessário mesmo tudo isso? Desde já agradeço
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha cachorrinha shih tzu tem os dentes remontados o que posso fazer.
ResponderExcluirTive um cachorro mestiço poodle com lhasabque aos 1 ano e quatro meses por recomendação marquei pqra eztrair os caninos superiores de leite. A operação foi em uma clínica veterinária especializada em dentição canina dele morreu no procedimento com duas paradas cardíacas. Hoje estou como uma cadelinha de 6 meses e como o anterior os caninos superiores não caiu e estou com medo de passar por isso novamente.
ResponderExcluirNossa, agora que tive medo.
ExcluirQuanto custa o procedimentos de extração?
ResponderExcluirQuanto custa o procedimentos de extração?
ResponderExcluirQuanto custa a extração?
ResponderExcluirMeu podle tem 6 meses e esta com os caninos de leite eos permanentes nasceram ao lado ,nao vão cair mais os de leite?
ResponderExcluirMeu podle tem 6 meses e esta com os caninos de leite eos permanentes nasceram ao lado ,nao vão cair mais os de leite?
ResponderExcluirO meu pinscher está com um dente leite
ResponderExcluirDo lado de um dente permanente
E agora ele está mole ,será q ele vai cair ou tenho q levar para arrancar?
Meu cachorro estar com cinco mêses os dentes dele ta nascendo junto com os de leite eu devo esperar mais pra ver se vai cai
ResponderExcluirMeu yorkshire com seis meses e possui uma dentição dupla na parte de baixo
ResponderExcluirOi então o meu caso é com o meu gato e eu não sei oque fazer, eu posso fazer o mesmo processo que vcs passaram para cães?
ResponderExcluir