quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lição n.7 - A dentição dos cães e gatos


Hoje o Spike Ensina sobre a dentição dos cães e dos gatos.
Você sabia que um cão adulto tem 42 dentes e o gato tem 30? E sabia que as pessoas têm 32 dentes?
Assim como os humanos, os cães e gatos têm duas dentições durante a vida, trocando a dentição primária (ou de leite) pela permanente ou definitiva.
Os filhotes nascem sem dentes, e os primeiros dentinhos vão erupcionar ("nascer") por volta de 3 a 4 semanas de vida no cão e de 2 a 3 semanas no gato. Em torno do 3º e 4º meses de vida, os dentes de leite começam a exfoliar (cair) e os dentes permanentes vão erupcionando. Esta troca de dentes ocorre até o 6º-7º mês de vida.
Esta é a única fase em que é normal os cães e gatos "perderem" seus dentes. Muita gente acha que, com a idade, os dentes deles vão cair, mas isso não é verdade! Isso só ocorre se houver alguma doença acontecendo, como a doença periodontal, que inicia pela inflamação da gengiva, e conforme progride, o dente pode chegar a perder todo o seu suporte, e acabar ficando com mobilidade e por fim cair. Mas isso porque há uma doença acontecendo e ela precisa ser combatida! Mais para frente o Spike vai ensinar como prevenir a doença periodontal!!!

2 comentários:

  1. Fê, bem legal seu blog....Parabéns...

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, Joyce!!!
    Estamos fazendo o blog com muito amor e dedicação, procurando passar informações importantes e de maneira correta, e ao mesmo tempo, estamos nos divertindo muito fazendo isso!!!
    O mais legal é a cooperação do Spike e da Belinha até para a criação das fotos! Rsrsrs!
    Quem sabe a gente ainda não faça um evento aí em Foz... daí vou querer uma super maquiaquem, hein? Rsrsrs!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir