segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lição n.1 - A escolha do pet ideal (parte3)

Como os cães e gatos são os animais mais procurados como pets, esta lição e a próxima que o Spike Ensina serão dedicadas especialmente a eles.
Estudar um pouco sobre a espécie animal escolhida é fundamental, mas e no caso de cães e gatos, que há inúmeras raças, além dos nossos queridos "vira-latas" (sem raça definida)? Há diferença entre as raças? Características específicas? Por que os filhotes de uma mesma ninhada tem um jeitinho tão diferente do outro?
Fique tranquilo! Tudo isso o Spike Ensina!
Primeiro, vamos falar sobre as raças de cães.
Conhecer as características mais marcantes de uma determinada raça e os cuidados necessários, por exemplo, com pelagens e banhos, é muito importante.
Claro que um cão de grande porte, como um Dogue Alemão, exige um espaço maior para viver do que um Pinscher, por exemplo. Mas isso não significa, necessariamente, que para um cão de pequeno ou médio porte morar em um apartamento seja suficiente. Não é apenas o tamanho físico do animal que determina as suas necessidades. Podemos tomar como exemplo o próprio Spike, que apesar de ser um cão de pequeno porte, é um animal extremamente ativo, que precisa correr, brincar, se exercitar para gastar a sua energia, como uma criança hiperativa. Não é um animal que se adapte bem em um ambiente fechado, por mais que seja levado para passear no quarteirão duas vezes por dia.
Se você não quer um cão que precise de cuidados como escovar os pêlos diariamente e tosas periódicas, não opte, por exemplo, por cães da raça Yorkshire Terrier, Maltês, Lhasa Apso e Shit Tzu.
Assim como os irmãos do Spike, Luke e Chewbacca, cães de uma mesma ninhada possuem temperamentos completamente diferentes. Isto porque a personalidade de cada indivíduo é definida antes mesmo do nascimento e intensificada na interação com a mãe e seus irmãos. Desta maneira, quando for escolher um filhote dentre a ninhada, você pode observar alguns sinais que poderão identificar algumas características da personalidade deles. Por exemplo, aquele filhote que se destaca dentre os demais, sendo o primeiro a se aproximar, ou o primeiro a mamar, possui características de um animal dominante, com qualidades desejadas para um cão de guarda. Já o filhote mais tranquilo, que fica isolado, sempre dormindo, tende a ser mais submisso e medroso, ou seja, um bom cão para crianças.
Estes são meus irmãos, Chewbacca (esq.) e Luke (dir.) quando filhotes. Quando cheguei em casa eles já estavam maiores, mas eu continuo sendo o mais velho e mais forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário