segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Spike de férias!

A partir dessa semana, vamos acompanhar as férias do Spike!

Como todos sabem, o Spike é um cachorrinho muito brincalhão, que precisa de muita atividade. Por isso, ele pediu para tirar férias e poder conhecer novos lugares.
Para onde será que o Spike irá? Quais novidades ele trará?
Uma pista do primeiro destino dele é a foto acima.
Acompanhe o Spike em mais uma aventura!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lição n. 14 - O porquê do mau hálito

 Belinha: "Deixa ver, Spike... Não, você não tá com bafo não..."
Quem nunca reclamou do "bafinho" do seu pet? Mas você sabe o que causa o mau hálito e como fazer para diminuir este incômodo?
Spike Ensina tudo que você precisa saber sobre a halitose!
Tanto nós quanto os cães e gatos, possuimos em nossa boca quantidade importante de bactérias, que fazem parte da microbiota oral. Nós comemos diversos tipos de alimentos, colocamos a mão (ou as patas) na boca, e tudo isso contém bactérias que entrarão em contato com nossos tecidos orais. Até aí, natural! Mas, quando não há higienização adequada da boca (escovação dental, uso de fio dental e colutórios), as bactérias vão se organizando sobre os dentes e língua, por exemplo, e nutrindo-se de nossos restos alimentares, que são fermentados e dão origem a compostos sulfurosos, responsáveis pelo mau hálito.
Para combater o mau hálito, é fundamental que seja mantida a higiene oral, principalmente por meio da escovação dental diária! Naqueles casos em que o animal já apresente cálculo dentário (tártaro) sobre os dentes, é importante que seja feito o tratamento profissional com o médico veterinário para que a escovação seja instituída após o procedimento odontológico. Existem alguns produtos no mercado que podem auxiliar no combate à halitose, mas sempre consulte o médico veterinário para que ele possa informá-lo sobre a melhor indicação para seu animal. Vale lembrar que existem outras causas de halitose, que também precisam ser investigadas, como problemas estomacais, diabetes e alterações renais, por exemplo.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para diminuir o mau hálito do seu pet, não adianta reclamar do coitadinho! Comece a escovar seus dentes todos os dias!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Spike Ensina: Novidade! Chegou a Caneca do Spike

 
Para todos os fãs e seguidores do Spike, chega, hoje, a caneca do Spike para você levar para casa. 1 caneca R$ 18,00 e duas por R$ 30,00. Mande um e-mail para nós pelo spikeensina@gmail.com e faça já seu pedido.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lição n.13 - Os 5 sentidos do Spike


Hein? Quem tá aí? Não tô vendo nada...

Spike Ensina sobre os cinco sentidos do cão. Você já sabe que o olfato dos cachorros é muito melhor que o nosso, certo?! E que o paladar, pelo contrário, não é assim tão aguçado?
Isso tem uma explicação na realidade bem simples: os sentidos mais necessários para a sobrevivência do animal no ambiente natural ou "selvagem" serão os mais bem desenvolvidos. 
O olfato facilita, por exemplo, achar o alimento ou encontrar uma possível caça, prever a chegada de um predador ou perceber quando a fêmea está no cio. Este sentido se torna mais que necessário e por isso é tão aguçado nos cães.
Na natureza, o cão não precisa sentir com precisão onde pisa ou o que toca, precisa apenas saber em que tipo de piso está andando, por isso, o tato não é um sentido tão aprimorado nesta espécie.
Muitas pessoas ainda crêem que os cães enxergam em preto e branco, mas isso não é verdade. Eles enxergam em cores, mas não com a mesma nitidez e com tantas matizes de cores como nós. Isso significa que eles não diferenciam algumas cores, porque isso não é importante para a natureza deles. Por outro lado, eles enxergam muito mais tonalidades de cinza do que podemos imaginar, pois seus ancestrais caçavam no escuro! A visão deles à distância é impressionante, conseguindo distinguir objetos em movimento com uma precisão incrível, mas podem não enxergar tão bem um objeto estático colocado próximo a eles.
Não precisa ser muito observador para perceber que o cão escuta MUITO melhor que nós, humanos. Não é pelo simples fato deles ouvirem o som ampliado (mais alto), mas por ouvirem sons que não podemos escutar. Existe uma faixa de frequências sonoras que nossos ouvidos são capazes de notar, que é diferente da dos cães e de outros animais. Confira no quadro abaixo:

Fonte: http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/index_aaudicao.htm

Agora você entende porque não conseguimos ouvir os apitos para cães! Eles emitem sons fora da nossa gama audível, mas dentro da dos cães. Vocês viram a gama de frequências do morcego?! Incrível, não é?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Trabalho e diversão ontem no Clube de Cãompo



Nossa, pessoal! Ontem consegui esgotar a minha energia...
Escovei meus dentes para todo mundo ver, nadei na piscina pra refrescar do calor, ensinei obediência e fiz agility (desculpa, Tio Alexandre! No final do dia já não tava aguentando mais - peguei o petisco e desisti da pista... hehehe).
Tudo isso em um só dia especial para nós, cães, no Clube de Cãompo!
Não vejo a hora de rever meus amigos!!! E espero você lá da próxima vez!